Os Classe-Média

Classe média. Dizem que o governo Lula acabou com a classe média, mas eu discordo veementemente. Acabou porra nenhuma; ele pode ter empobrecido a classe média, ele pode ter dificultado a vida da classe média, mas acabar, não. Muito pelo contrário.

A classe média, que antes tinha como “meta” subir pra classe A, agora, já que tem que pagar tanto empréstimo que não dá pra subir pra lugar nenhum que não seja sala de gerente de banco pra renegociar dívida, se conformou com o lugar que ocupa e está mais média que nunca.

Média. Medíocre. No meio. Mediana.

Totalmente diferente da classe pobre, que consome e, mais importante, ASPIRA a coisas de classe baixa – fazendo aqui um adendo: a nomeclatura carolkaliliana divide as classes em rica (alta), média, e pobre (baixa) sem a menor preocupação de quantos salários cada classe ganha, e os motivos você verá mais adiante.

É que os economistas não sabem, mas pertencer a (à?) essa ou àquela classe é uma coisa que pouco tem a ver com a conta bancária; é uma coisa de alma.

O pobre que é pobre de aaaaalma, tem aquela pobreza incrustaaaada no fundo do meio do olho do âmago, e não tem dinheiro que encubra isso. Enquanto ganha salário mínimo, compra parcelado nas Casas Bahia aqueles armários de compensado Itapoã imitando marfim, ou então aquele Bartira mogno vermelho; e o MELHOR celular do momento. Daí, suponha que ele seja promovido pra um cargo de chefia, ou melhor, suponha que ele ganhe na megasena; o que que o pobre de alma faz? Ahn? Vai procurar alguma coisa com design exclusivo? Madeira maciça? Que nada, ele somente muda de um simples compensado “agromerado”… pra MDF … ou então para MÓVEIS TUBULARES, aquelas camas leeendas de ferro esmaltado, vinho com dourado… preto com dourado… branco com dourado… pq a verdade é que pobre lasca dourado em qualquer lugar.

Quando era pobre, comprava roupa nos mercadões da vida, imitação de Nike, Puma, Asics, qualquer marca que tenha um logo enormemente estampado bem às vistas. Quando mto, lojas de departamento, mas sempre fazendo questão do detalhe da marca berrante.

A gente vê que essas lojas grandes de departamento, por exemplo, têm a manhã de conquistar o pobre. Os preços delas são caros pros bolsos mais humildes, mas elas possuem a vantagem do “parcelamento-em-oito-vezes-fixas-com-a-primeira-só-pra-agosto”. E isso é um apelo pro pobre.

Só que o pobre, coitado, entraria e olharia, olharia… E não encontraria nada que lhe agradasse, se não fossseeeeeee… A LINHA RENNER/LEADER/C&A PARA POBRES.

É a camisa social com um drgão tribal enorme silkado em branco.

É a camiseta perfeitamente lisa e discreta, não fosse um numerozinho, tipo “89” (não me perguntem o motivo, não sei coeh a onda de estampar números aleatórios em roupas) estampado EM VELUDO no peito.

É o top com zilhões de pedrinhas de strass, onde se le “EU SOU SEXY”, “SEXY PRINCESS”, “VERY SEXY”, ou mesmo “THE BOOK IS ON THE SEXY TABLE”, que não faz o menor sentido, mas também não faz a menor diferença pra quem não fala inglês.

É a calça de brim/moletom strech de cintura ultra baixa com cinco mil e oitocentos pedregulhos de strass na bunda, nas pernas, na barra…

E não importa o quanto ganhe nem onde compra: é sempre o que ele vai levar. Essas peças. Esse é o pobre de alma.

Da mesma forma, o rico de alma também tem seus vícios. Se tiver R$ 50 pra fazer uma compra da semana pra família inteira – suponhemos que quebrou a bolsa de NY -, esta compra será:

Macarrão “de grife” internacional, a uns 10 reais o pacote;

– Molho de tomate UNCLE BENS ou equivalentes internacionais, a 6 reais o vidrinho;

– Um pedaço de parmesão para ralar, a 40 reais o kg;

– Pacotinho de Kani

– Coca Zero

– Pedacinho de Gorgonzola

Pão oitenta grãos + linhaça + passas + aveia + quinoa da marca mais cara, a uns 7 reais o pct de meio kg.

E por aí vai.

Levar Pomarola + queijo ralado de pacotinho + macarrão Di Renata? No way, babe.

E vc pode ver, nada tem a ver com o salário em si, mas com o espírito da pessoa. É coisa de alma MESMOOO. O rico de alma simplesmente GOSTA de coisas assim. Muito de vez em quando, numa viagem ou numa emergência, acaba experimentando umas coisinhas mais baratas e depois sai dizendo pros amigos MARAVILHADO sobre a super dica que ele encontrou: “Nossa, vc já comeu mortadela?? É sensacional!”, tipo Tranchesis da vida.

E daí tem OS CLASSE MÉDIA. E o texto todo foi, na verdade, só pra falar dessa classe social, a que EU pertenço mais do que financeiramente; a que eu pertenço de aaaaaalma.

Eu sou tão classe média, mas tão classe média, que eu compro sempre os produtos DO MEIO. Nem o mais caro, nem o mais barato. Seeeempre os do meio.

Nem filet mignon e nem acém, chã.

Nem macarrão importado e nem o mais vagabal, fico com o “estilo caseiro” de uns 4 reais; faz muito bem o papel.

Nem Becel e nem aquelas margarinas que nunca ouvi falar, tipo “Mila”; eu fico com a Qually.

Sou tão classe média que meus sonhos de consumo para casa estão todos na Tok & Stock. Hauohauouoauha! Nem Casas Bahia e nem peças assinadas por alguma bicha internacionalmente famosa. Tok & Stock é só o que eu preciso.

Sou tão classe média que ODEIO caviar! Hahahauahuaho! Detessssssto Prosecco! Hauohauhauouoa! Se bem que essa coisa de Prosecco (Prossecco?) já virou lugar comum de pobre… Eu fico com champagne doce e camarão, se for pra “ser chique”… hahahahaouahuoa!

Tão classe média que pinto cabelo em casa – mas com a tinta mais cara. Haohaouhauouaoho!

Os classe-média têm discernimento o suficiente pra NUNCA comprar OOOOO melhor celular (salvo quem trabalhe com algo que precise de determinados recursos), pq sabem que OOOOOO melhor celular daqui a dois meses vai estar uns 600 reais mais barato e não vai ser mais OOOOO melhor celular; então está sempre com um mediano. Classe média.

Classe-médias nunca têm medo de experimentar marcas novas – mas têm um certo receio quanto às MAAAAIS baratas. Por exemplo, leite. Classe-media não toma mais só Parmalat ou só Leite Moça faz teeeempo. Mas tb não compramos um leite chamado, sei lá, “Sarita”. Na dúvida, a gente leva Elegê, GLória… Itambé… haohaouauohuahuahuo!

E tantos exemplos que agora eu não lembro. Huhuhu.

E viva os Classe-Média!

Anúncios

10 Comentários (+adicionar seu?)

  1. ¬!z
    ago 31, 2009 @ 17:58:37

    Hahahahahahahahahaha
    Esses tags de sexo pra chamaris … hahahaha!
    “pobreza incrustaaaada no fundo do meio do olho do âmago” … Que profundo!!!!
    Pela sua definição, sou classe média aspirante a alta … hahahahaha! Porém, financeiramente pobre …
    Faltou a descrição da luta pra comprar roupas … boas, porem baratas!
    =*

    Responder

  2. carolinakn
    ago 31, 2009 @ 18:05:30

    É,né? Dá pra ver que não tá terminado o post, HAOUHUOUHAUAHU! Mas deu uma preguiça…

    Responder

  3. Lu tabarini
    ago 31, 2009 @ 18:26:49

    Lu Tabarini was here!rsrsrs.. mas esse post eu comento com mó prazer… [/identificaçãototalmodeon]
    Na hora do mercado me vejo muito apegada às minhas raízes classe média tb, normal… não posso mto fugir disso, fui criada por um pai “classe-média-toda-vida” q paga de classe alta (emergente é uma merda!) e uma mãe q hj até tem sua classe própria mas q veio lá do âmago da Freguesia do Ó… no final acabo tendo meus principais momentos com pensamentos e ações próprias da classe mérdia… não tem jeito…E acho q isso nunca vai mudar, nem se eu ganhar na Mega Sena.. aí siiiimm, monto minha casa toda com tooodas as paradas q tb sempre sonhei e q estão logo ali, na Tok & Stock… C’est La Vie, baby… Existe algo mais mediano do q tentar equilibrar suas escolhas de time e ser botafoguense (time de gente bonita, celebridade e tals…) e ser corinthiana (maloqueira e sofredora)? triste… triste…

    Responder

  4. DuhAlmeida
    ago 31, 2009 @ 19:13:57

    Nossa… Me senti tão pobre lendo isso. Não quero ser dessa classe o resto da vida…

    Responder

  5. Mia
    ago 31, 2009 @ 23:49:36

    Carollllllllll
    AMEIII..como sempre….me identifiquei TOTALLL
    Sou MUITO classe média…afff
    SIMMM…tomo prosecco (mas a manicures querem mesmo eh que eu compre cerveja pra comemorar o aniver do MB..olha que coisa de pobreeeeeee..hahaha)

    TOTAL..tok&Stok..total um celular mediano…haha…totallll TUDO que vc escreveuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    Vc vai longe..e só nao é a oitava elementa..(hohoh) pq vc vai ser a NONA>..huahuahua…mas bonitaaa…kkkkkkk

    ADOROOO
    Beijaoo

    Responder

  6. Jussara
    set 02, 2009 @ 12:16:56

    Adoooreeeeeeeeeeeeeei, eu tbm sou suuuper classe-média…
    É realmente uma coisa de alma, ter concepções coerentes a aclasseee e FORAAAAA pobreza de espitiro, de alma, de corpo, afffff

    Responder

  7. rafael
    set 02, 2009 @ 12:27:33

    depois de dar uma boa olhada no bRog… te add no twitter e jah sou teu fã! rsrsrs. adorei os textos e comentarios sobre a realidade social brasileira.. pow, de mais a avaliação. acho que poderia ter te aprofundado um pouco mais nas dificuldades que um mediano de classe média têm encontrado para se manter “na média”, sem correr o risco de despencar… concordo PLENAMENT contigo que a questao de rico, pobre ou mediano é cultural e instrínseca de cada individuo, afinal de contas, basta ver atrocidades que sao feitas em “decoracoes automotivas” por certos new-medianos de alma pobre, por exemplo… pow, o sonho de todo classe-média é tapar a casa com móveis, colchas e decorações estampadas no site ou lojas T&S… inegavel! e ainda ficam remoendo de raiva quando assistem no Luciano Huck os “Lares Doces Lares” sendo amarrotados de produtos T&S que serao destruidos por seus futuros proprietarios… rsrsrsrsrs.

    Responder

  8. Juliana
    set 02, 2009 @ 13:01:46

    Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

    #CarapuçaServindoFeelings

    Responder

  9. Luciene
    set 02, 2009 @ 18:01:06

    Carol, me identifiquei total!!!

    Como sempre, adoro as suas sacações 🙂

    Responder

  10. Katy
    set 02, 2009 @ 22:37:02

    Eu sou uma classe média EMERGENTE, poooode?????? Huahuahauhauahauhauahuahauahuahuahuahauhauahuahauhauahuahauahuahua.

    O meu marido tem uma teoria: POBRE não pode ter carro, então compra celular CARÉSIMO. Classe media não pode ter apto próprio, então compra CARRO CARO. E rico… Bem, não chegamos n definição pro rico. O que vc sugere? 🙂

    Beijão Carows!!!!!

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: